Mariana Kassapian's profile

Resenha: Rituais do Sofrimento

Rituais do sofrimento
A peça ‘Rituais do Sofrimento’ é uma adaptação de um dos primeiros textos do Caio Fernando de Abreu.
A história se passa em um período apocalíptico após uma espécie de contaminação digital, que acaba com apenas algumas pessoas que não foram contaminadas, iniciando uma caça, com toques de torturas e até mesmo um tipo de reality show que estimulam essa caça.
Como personagens principais, os dois irmãos Carmen e Caio vem tentando sobreviver sozinhos nesse novo mundo caótico por mais ou menos 3 anos. Além de sozinhos e tentando sobreviver as insanidades do mundo, os irmãos também tentam se conciliar com seus próprios problemas pessoais.
Caio, o mais velho teve como forma de “escape” o sexo, assim que encontrou outro menino fugitivo. Já Carmen, achou seu encontro em Deus, mas mesmo com Deus presente em sua vida, a menina ainda tem delírios do passado, de quando aconteceu todo o desastre e perdeu sua mãe. Em suas próprias alucinações, ela criou Nostalgio, um personagem que foi criado na mente da garota e que é interpretado por duas atrizes, o que deu um efeito bem interessante para mostrar o delírio da menina, que está muitas vezes ligado ao próprio irmão.
A obra tem um jeito muito subjetivo de ser mostrado, não sendo algo realista e sim, bem mais abstrato. Então a forma que os personagens se expõem muitas vezes são por danças e coreografias, o que pode se tornar meio confuso para o expectador, pois muitas vezes podem não entender realmente o que o artista no palco quer passar para a pessoa que está sentado apreciando.
Mesmo que contenha cenas e jeitos abstratos de ser exposto a peça, ela cativa e trás consigo uma crítica de como a mídia manipula as pessoas hoje em dia e de como somos escravizados por ela, e para quem não quer se “afetar” por esse tipo de manipulação, é tarjado por nós mesmos e até muitas vezes trazendo preconceitos por essas pessoas. Daqui a alguns anos, não de uma forma tão radical como a peça mostra, mas talvez de alguma forma seremos tão escravos e zumbis e para as pessoas que não aceitarem isso, sejam caçados que nem bruxas, assim como os irmãos.  
Resenha: Rituais do Sofrimento
Published:

Resenha: Rituais do Sofrimento

Published:

Creative Fields